Páginas

domingo, 9 de março de 2014

Leite Creme Queimado

Há dias encontrei um maçarico de cozinha que há muito andava à procura e permitiu-me fazer esta receita que tinha experimentado da minha adolescência e que desde então tinha ficado na minha memória. Assim, surge esta sobremesa para um almoço de Domingo. 



Ingredientes:

600 ml de leite;
4 gemas;
1 1/2 de farinha maisena;
1 1/2 de limão,casca;
1 pau de canela;
4 1/2 colheres das de sopa de açúcar;

Preparação:

1. Ferver 500 ml de leite com a casca de limão e o pau de canela;
2. Misturar as gemas no restante leite, adicionar o açúcar e dissolver a farinha maisena;
3. Quando o leite estiver fervido, junta-lo ao preparado anterior mexendo sempre para não talhar as gemas;
4. Levar novamente ao lume brando mexendo sempre;
5. Quando engrossar colocar em recipientes que possam suportar calor;
5. Polvilhar o leite creme com açúcar e queimar com o maçarico de cozinha. 


4 comentários:

  1. Olá amiga!
    Há tempos que não falava-mos e hoje gostei muito da visita. Como preserva-mos toda uma vida os sabores da infância e nos deliciamos ao prepará-los!
    Gosto muito de leite creme e o teu ficou mesmo guloso. Na lista de ingredientes, as porções de maisena não estão completas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delicia! Adoro leite-creme bem queimadinho! Também tenho um maçarico que por agora anda desaparecido... e que falta que ele me faz! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Marlene: também ando à procura deste bendito maçarico,mas ainda não o descobri.Adorei o teu leite-creme com a crosta crocante. Que delícia!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar