Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Biscoitos de Orelha e um Café com Vista para as Portas da Cidade.


Hoje não vos deixo uma receita, mas sim uma sugestão vinda diretamente das minhas férias de Verão. Nos últimos Verões tenho feito uns períplos pelos Açores. Este ano foi a vez de Santa Maria e aproveitei para fazer uma escapadinha até São Miguel.


Normalmente quando visito um lugar gosto de saber quais os pratos típicos e os doces regionais. Sempre que possível gosto de presentear algumas pessoas com essas iguarias. É como se proporcionássemos à pessoa que os recebe um bocadinho do sítio que visitámos. Os pratos típicos e os doces regionais dizem muito sobre o lugar e sobre a história gastronómica do mesmo. Estes dizem-nos e falam-nos da imaginação e do carácter criativo que os habitantes tiveram numa altura em que, não haviam supermercados, e só com os produtos locais se criavam iguarias que mais tarde se transformavam  na identidade de um povo.


Este ano, diretamente da Ilha de Santa Maria, trouxe comigo Biscoitos de Orelha. Tratam-se de uns biscoitos tenros e estaladiços, com um formato peculiar e original que só nos deixam imaginar os segredos e a perícia das mãos experientes e habilidosas que os moldam. 




O nome destes biscoitos deu aso a um momento muito divertido. A uma das pessoas a quem presentei com estes biscoitos disse, “olha que estes biscoitos são daqui” e a acompanhar esta frase toquei na ponta da minha orelha. Pelo menos na minha Ilha usamos a expressão “é da ponta da orelha” que significa que é muito bom. A pessoa em questão, como boa Jorgense que é, não associou ao nome do biscoito, mas sim à expressão. Depois de provar e achar que eram da ponta da orelha é que ao olhar para a embalagem viu o nome e acrescentou “ai são mesmo Biscoitos de Orelha”. Foi uma risota pegada.   


Por isso, a fazer lembrar os meus mergulhos na Praia Formosa, na Baia dos Anjos, os passeios pela Baia de São Lourenço e pelo vertiginoso Farol da Maia deixo-vos estes Biscoitos de Orelha com sabor a Santa Maria.



                                                     Praia Formosa - Ilha de Santa Maria

 
Anjos - Ilha de Santa Maria

São Lourenço - Ilha de Santa Maria

Farol da Maia - Ilha de Santa Maria


E para os acompanhar um belo café com vista para as Portas da Cidade em São Miguel, que nos leva pela marginal de Ponta Delgada até às Portas do Mar e de novo seguimos viagem para outro porto. 


 Largo da Matriz Ponta Delgada - Ilha de São Miguel

 Avenida Infante Dom Henrique Ponta Delgada - Ilha de São Miguel

Portas do Mar Ponta Delgada - Ilha de São Miguel


6 comentários:

  1. Achei os biscoitos muito giros.
    Adorei as fotos...lindas.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Acreditas que sou de S. Miguel,mas não conheço Santa Maria ( a ilha-irmã??).Gostei muito das fotos e dos biscoitos ( que esses sim, conheço,rsrs).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. que belos biscoitinhos... são mesmo "detrás da orelha", como dizemos por aqui.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por nos mostrares um bocadinho do nosso pelo país! Infelizmente ainda não conheço os Açores, mas quanto mais vejo, maior é a vontade de ai ir :)
    Esses biscoitos parecem bem bons, daqueles que devoramos imensos sem dar por ela :)

    ResponderEliminar
  5. Fotos lindas e convidativas, gosto tanto de S. Miguel! Estes biscoitos devem ser deliciosos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Querida, que fotos lindas!
    Os biscoitinhos parecem bem gostosos...
    Parabéns pelo post

    Bjsssss e um lindo e abençoado FDS p/vcs

    ResponderEliminar