Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tortilha


Há uns tempos li um texto da Isabel, no seu blog "Brisa Marítima", em que esta dizia que por vezes ouvia vozes vindas do frigorífico. Revi-me completamente no que ela estava a dizer, não que ande a ter alucinações auditivas, mas de facto detesto deixar estragar comida. Uma coisa que me custa muito fazer é deitar comida para o lixo. Por isso, quando abri o frigorífico e vi umas batatas cozidas cada vez mais tristes e esquecidas e umas sobras de carne de novilho cozida, pensei logo no texto da Isabel e decidi acabar com o sofrimento daqueles alimentos e também com o sentimento de culpa que me assolava cada vez que abri o frigorífico.  Assim sendo decidi-me por uma tortilha que se revelou um excelente jantar.
    


Ingredientes:

2 batatas cozidas com a pele;
1 tomate;
Carne cozida (usei de novilho que era as sobras que tinha no frigorífico mas pode ser usada qualquer outra);
5 colheres das de sopa de cenoura raspada;
½ folha de louro;
3 bagas de jamaica;
1 baga de cravinho;
Orégãos (usei secos porque não tinha frescos);
1 colher das de chá de massa malagueta;
2 colheres de polpa de tomate;
1 colher das de sopa de massa de pimentão;
1 ramo de salsa;
6 ovos;
1 cebola pequena;
2 dentes de alho;
2 colheres de sopa de azeite
Sal;
Pimenta.

Preparação:

1.    Comecei por raspar a cenoura, picar a cebola, a carne, e as batatas em cubos e os dentes de alho finamente;
2.    Numa frigideira coloquei o azeite, onde refoguei a cebola e os dentes de alho com o louro, a jamaica, o cravinho e os orégãos;
3.    Adicionei o tomate e deixei cozinhar até este ter libertado o seu sumo;
4.    Temperei com a massa malagueta, a massa de pimentão e a polpa de tomate;
5.    Acrescentei a raspa de cenoura e a carne e deixei cozer ligeiramente temperei com sal e pimenta;
6.    Distribui as batatas pela sertã;
7.    Numa tigela bati os ovos com sal e pimenta com a salsa picada;
8.    Por cima coloquei os ovos batidos e com a ajuda de um garfo fui fazendo alguns furos no sentido do ovo se ir misturando no preparado;
9.    Quando estava cozida de um lado, virei com a ajuda de um prato de forma a cozer do outro.

36 comentários:

  1. Esta com um aspecto bem apetitoso :)
    Eu de vez em quando também ouço essas vozes!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro tortilla!
    Essa deve ser deliciosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava saborosa e foi uma maneira de juntar o útil ao agradável.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Querida Marlene,

    Nem sabes como me alegra o facto de mais pessoas, inclusivamente tu, ouvirem vozes vindas do frigorífico ou da dispensa... :)

    Significa em primeiro lugar que criminalizamos veementemente o desperdício de comida hoje e sempre, quando tantos seres humanos dariam a vida por essas sobras...
    Significa também que afinal de contas, não sou a única doida ao cimo da terra !!! :)))))))

    Amiga, a tortilha ficou excelente, tem um ar delicioso e fico bem feliz por, de alguma forma, ter passado a mensagem.

    Muito obrigada pela tua referência !

    Um beijinho muito grande

    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,

      também fiquei muito mais descansada ao saber que também ouvias este tipo de vozes. E afinal acho que não somos as únicas ;)

      Beijinhos e um abraço amigo.

      Eliminar
  4. Ficou uma bela tortilha e sempre se pode variar com aquilo que temos no frigorifico.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma forma diferente de se aproveitar as sobras dando-lhe outra "roupagem".

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Marlene: vim aqui retribuir a sua simpática visita e dizer que também já sou sua seguidora. Para mim é uma honra que me queira seguir,amiga.Ainda por cima somos conterraneas ( embora de ilhas diferentes,eheh).Adorei esta receita de tortilha que serviu,na perfeição,para "limpar" o frigorífico. Uma delícia,de certeza.
    Bjs e espero que nos visitemos muitas vezes
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia,

      parece que partilhamos o profundo azul do atlântico, o intenso verde das paisagens e estamos envoltas na bruma destas ilhas ;)

      Obrigada pela visita e pelo carinho.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ainda bem ouviste essas vozes... ou perdias uma refeição tão deliciosa.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Oi amiga, parabéns pelo reaproveitamento de alimentos.

    A tua tortilha ficou maravilhosa e eu já peguei a dica.


    Bjsssssssssss querida.

    ResponderEliminar
  8. De vez em quando também costumo fazer e fica sempre bem
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não fazia muitas vezes, mas experimentei e gostei. É definitivamente algo a fazer mais vezes.

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Marlene, que ótima sugestão para aproveitar as sobras e esta tortilha é tão prática e fica muito saborosa!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela visita ao meu blogue e pelas tuas palavras. É uma sorte, de facto, poderes almoçar em casa.

    Já vi que és de S. Jorge, mais uma açoreana nesta blogosfera. Sabes que tenho um carinho muito especial pelos Açores? Já visitei a tua ilha e fiquei deliciada com as paisagens. Guardo memórias muito boas dessa visita.

    E já agora, também eu ouço vozes no meu frigorifico. Tal como tu, detesto desperdicios de comida. Abomino. Até fico furiosa quando tenho que deitar comida fora, por isso muitas vezes tenho o congelador cheio de caixinhas e saquinhos cheios de pequenas sobras para utilização futura.

    Beijinhos grandes e um bom fim-de-semana
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      aproveito para agradecer a visita que muito me orgulha.

      Fiquei muito feliz por saber que já estiveste na minha ilha, confesso fiquei mesmo babada. Como não uma das ilhas maiores de e por isso mesmo com uma acessibilidade mais directa, a probabilidade de encontrar alguém do continente que já a tenha visitada não é grande.

      Fiquei contente de saber que gostaste e que guardas boas memórias.

      Já vi que para além de gostarmos de São Jorge temos mais duas coisas em comum: não gostarmos de desperdícios e termos um congelador cheio de caixinhas e saquinhos com sobras ;)

      Beijinhos e a próxima vez que visitares São Jorge avisa.

      Eliminar
  11. Bom dia! Também andei com vontade de fazer tortilhas, e fiz no outro dia... Qualquer dia coloco aqui... mas gosto muito destas combinações. Faz-me viajar um pouco até à infância quando a minha mãe costumava fazer... Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Olá Paula,

    fico à espera da tua receita de tortilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. me encanta la tortilla y esta es de lo más completa y rica, bsts

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro tortilhas, e , quando são feitas para " reciclar" pequenas sobras de outras refeições, fico ainda mais satisfeita.
    Ficou muito apetitosa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei satisfeita com o resultado e é definitivamente algo a repetir.

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Cá em casa também se aproveita tudo e de muitas maneiras também, tortilha não há muito habito...mas gosto :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tinha muito o hábito de fazer tortilhas mas fiquei fã.

      Beijinhos

      Eliminar
  16. caramba que delicia.ja anotei.
    a noite vou fazer.
    obrigada pelo carinho sempre.adorooooooooooooooo
    beijocas,fique bem.
    belissima fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Belas receitas! Muito sucesso para o seu blogue!

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Que dicas preciosas. Também não gosto de colocar comida fora. Esta tortilha ficou maravilhosa. Adoro reinventar pratos com as sobra na geladeira. Se faz maravilhas.
    Bjos e tenha um ótimo início de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, por vezes saiem verdadeiras maravilhas,ás vezes melhores que os pratos originais.

      Beijinhos

      Eliminar
  19. Gosto de todos os ingredientes.
    Ficou perfeito. Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar