Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Queijo da Ilha o Rei da Minha Mesa


Sou da ilha do dragão adormecido;
Sou da ilha das fajãs;
Sou da ilha das falésias inclinadas;
Sou da ilha dos pastos verdejantes;
Sou da ilha das vacas que pachorrentamente pintam a paisagem rural aqui e acolá;
Sou da ilha em que temos que interromper a marcha do carro para dar lugar a uma manada de vacas;
Sou da ilha das colchas de lã, tecidas no tear de madeira;
Sou da ilha onde se consegue produzir café e bananas;
Sou da ilha dos doces típicos em forma de ferradura denominados espécies;
Sou da ilha em que se vive afincadamente o culto ao Divino Espírito Santo;
Sou da ilha com uma espécie de amêijoas únicas no mundo;
Sou da ilha que fica no coração do arquipélago dos Açores;


Eu sou da ilha do Queijo da Ilha!



De todas as características e produtos este é talvez aquele que leva o nome e a essência da minha ilha além fronteiras. Hoje acaba por ser produzido noutras ilhas com a denominação de Queijo da Ilha, mas é de facto um produto originário e típico da minha ilha, de São Jorge.

Trata-se de um queijo que é conhecido não só nos Açores, mas também em Portugal Continental e mesmo no estrangeiro. É um produto recomendado, por exemplo nas visitas guiadas de vinho do porto a par de outros célebres queijos estrangeiros. É um queijo reconhecido e utilizado por chefes de renome internacional.

Trata-se de um queijo de pasta dura e amarelada que apresenta pequenos orifícios irregulares. Este queijo é normalmente vendido em pedaços, normalmente nas superfícies comerciais esses pedaços são vendidos em vaco para efeitos de conservação, uma vez que os queijos mais pequenos têm o peso de 6 ou 7 kg. Trata-se de um queijo que poderá ter a dimensão da roda de um carro, ou até maior, dependendo do peso. Quando é comprado nas fábricas de fabrico local, o cliente tem a oportunidade de degustar esta iguaria antes de a compar. Nestas situações o queijo é normalmente classificado por frescal, médio e picante. Esta denominação classifica a intensidade do sabor do queijo, quer seja mais suave, médio ou intenso. Independentemente da classificação trata-se sempre de um queijo de sabor forte que não deixa ninguém indiferente.   

Eu sou uma apreciadora de queijo, ainda nunca provei nenhum que não gostasse. Claro, sou mais apreciadora de uns do que de outros, mas confesso que em geral gosto mais de queijos de sabor intenso, não fosse eu jorgense de gema, habituada desde cedo ao queijo da minha ilha. Apesar de gostar de experimentar vários queijos, e de me apaixonar por alguns, há um que é sempre o rei da minha mesa O QUEIJO DA ILHA.       

24 comentários:

  1. Olá menina da ilha,
    eu também gosto muito desse queijo, já provei vários, só me lembro de não gostar de um... o de S. Jorge é dos melhores!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenita,

      confesso que fico contente que conheçam e gostem do queijo da ilha, apesar de gostos não se discutirem.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu sou fã do queijo da tua ilha. Nunca falta no meu frigorifico.
    E como tu prefiro queijos de sabor intenso.
    Nao conheço pessoalmente os Açores mas a paisagem de Sº jorge transmite-me paz.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosário,

      ao que parece, pelo mesmo no que toca a queijos temos o mesmo gosto.
      Quanto à paisagem de São Jorge e dos Açores em geral, apesar de ser suspeita para falar, concordo transmite-nos muito paz e serenidade.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Yo adoro el queso nunca puede faltar en mi mesa y un buen queso siempre hace la diferencia
    Cariños

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha mesa também, às vezes consegue salvar uma refeição e funciona sempre bem como entrada.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá!
    Venho agradecer a tão simpática visita.
    Muito obrigado pelas tuas palavras.
    E queijo da ilha? Adoro! Não falta cá em casa.
    Adoro usar em vez do parmesão e em gratinados.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ginja,

      cá por casa o queijo, principalmente o da ilha é uma presenta assídua. Tanto para acompanhar o pão ao pequeno almoço ou ao lanche, como para utilizar em alguns pratos.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá! Adoro queijo da ilha! Curiosamente publiquei uma receita com este queijo ontem! Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Fico contente em saber que há mais uma adepta do queijo da ilha. Já andei a espreitar a receita e o queijo da ilha deve combinar muito bem.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. eu adoro queijo.
    eu e meu marido aqui amamos somos ums ratinhos. hehe
    costumo dizer q comemos macarrão com queijo...mas queijo do que massa. eheh
    beijos
    bom final de semana
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lu,

      pois cá por casa no que toca ao queijo também somos verdadeiros ratinhos.

      Beijinho e obrigada pela visita

      Eliminar
  7. Olá:)
    fique muito feliz com a visita e o simpático comentário,
    foi seguir o link e num instante me pus além mar, e, para uma apreciadora de queijos como eu, devo dizer que fui recebida da melhor forma, excelente companhia, adoro queijo da ilha :))
    Voltarei outra vezes, ainda que silênciosamente(algumas vezes), passarei por cá com todo o gosto.
    Um beijinho, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Duxa,

      ao que parece temos algo em comum,o gosto pelos queijos. Obrigada pela visita e é sempre bem vinda a este meu cantinho.

      Beijinhos e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  8. Humm... que delicia de queijo, uma massinha com este queijo ralado por cima vai muito bem!
    Um ótimo fim de semana, bjs
    Oslaine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Oslaine,

      acertas-te em cheio, este queijo liga muito bem com massas. Gosto de o colocar quando a massa ainda está quente para ele derreter com o calor e é uma verdadeira delicia.

      Beijinhos e obrigada pela visita.

      Eliminar
  9. Amiga, que maravilha é essa?
    Meu Deus!
    Olhando o queijo na foto, parece que sentimos lentamente o seu sabor.
    Amiga, parabéns por ser jorgense da gema e poder desfrutar dessas
    delícias da ilha.
    Bjssssssss querida e um domingo bem abençoado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dinha,

      obrigada pela visita e pelo carinho.

      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  10. Olá Marlene :)

    Queijo da Ilha... impossível não gostar, especialmente se formos mesmo apreciadores de queijo !

    O meu marido é completamente fã do queijo da Ilha e eu também gosto imenso, mas ele ainda mais que eu !

    Muito obrigada pelas informações, que desconhecia, acerca do queijinho, que bom aspecto ele tem, já ia uma fatia com uma tosta ! :-)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,

      por acaso o pequeno almoço de hoje foi uma torrada com queijo da ilha, que com o calor derreteu ligeiramente, um verdadeiro mimo para começar o meu domingo.

      Beijinho grande

      Eliminar
  11. Obrigada pela visita ao meu blog :)

    Eu sou "fãzérrima" de queijo da ilha :D Alias, queijo é a minha perdição...

    Maravilhosas receitas, que têm por aqui! Já me tornei seguidora :)

    bjs e bom domingo

    ResponderEliminar
  12. Fico contente de estar a descobrir uma verdadeira legião de apreciadores de queijo da ilha. Sê muito bem vinda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Aqui marca presença esta fã do queijo de S. Jorge. Que prezada fatia!
    Se vieres à Terceira levo-te ao queijo vaquinha, também muito bom, apesar de ser de pasta mole.
    beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  14. Olá Patrícia,

    já experimentei o queijo vaquinha e fiquei fã. Tínhamos um estabelecimento cá em São Jorge que vendia, mas entretanto deixou de ter, para muita pena minha.
    Mas visitar e provar in locu é sempre muito melhor. Para breve não se avizinham viagens à vizinha ilha da Terceira mas obrigada pelo convite e pela simpatia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar