Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Frango Estufado com Cogumelos


Um dia deste ao ver o telejornal vi uma reportagem sobre a apanha de cogumelos em Trás-os-montes. Esta fez-me lembrar outros tempos, tempos em que também eu andei a apanhar cogumelos em Trás-os-montes. Fez-me lembrar uma época em que, com a S. e o Sr. A., íamos animadamente de terreno em terreno, de pinhal em pinhal, explorar os vários recantos entre galhos caídos e entre a agulha dos pinheiros a ver se encontrávamos o precioso tesouro. Lembro a alegria quando depois de remexermos a agulha encontrávamos uma mancha alaranjada com uma superfície macia e ali estava a tão desejada “pinheira”. A procura destes tesouros levava à descoberta de outros, que constavam de fabulosas paisagens transmontanas de uma beleza telúrica imensa, que nunca é vista em postais, ou fotografias de roteiros turísticos. Lembro-me de chegar a casa dos pais da S., que foram para mim como uma família durante os meus tempos de estudante na invicta, e de assarmos as "pinheiras" no braseiro da lareira e de as envolvermos depois em azeite e sal. Ainda hoje me lembro do seu sabor e da sua textura, nunca mais comi nada que se assemelhasse. Mas também já as comi confeccionadas pela Sr.ª A. como guarnição para o molho de um frango estufado e eram igualmente divinais. Em honra a esses tempos e ao carinho de uma família que me aconchegou a alma, aqui fica um frango estufado com cogumelos porto bello que não se equiparam às "pinheiras", mas que de forma simbólica lhe prestam homenagem.    




Ingredientes:

1 frango médio;
8 cogumelos porto belllo;
2 colheres de sopa de bacon aos pedaços;
½ cebola;
3 dentes de alho;
4 bagas de pimenta da jamaica;
1 baga de cravinho;
1 folha de louro;
2 colheres das de sopa de azeite;
2 colheres das de sopa de polpa de tomate;
1 colher das de chá de colorau;
½ copo de vinho branco;
Água;
Sal;
1 colher das de sopa de massa de malagueta (dosear a quantidade de acordo com o grau de picante).


Preparação:

  1. Tirei a pele ao frango, cortei-o em pedaços e temperei-o com algum sal;
  2. Num tacho ou panela colocar o azeite a cebola e os dentes de alho picados finamente, (eu usei a minha panela de ferro que acho se adequava tanto ao cozinhado como à carga emocional do mesmo);
  3. Adicionei o louro, as bagas de jamaica e o cravinho que deixei;
  4. Refogar até a cebola estar meia translúcida;
  5. Nesta altura acrescentei o bacon e deixei fritar até este libertar alguma da gordura;
  6. Juntei o frango e deixei-o alourar ligeiramente;
  7. Acrescentei o vinho branco, a polpa de tomate, o colorau e a massa malagueta, acrescentei mais algum sal e deixei estufar;
  8. Verifiquei frequentemente o nível de liquido e fui acrescentando água à medida que este foi evaporando;
  9. A 10 minutos do fim da cozedura acrescentei os cogumelos lavados e cortados em bocados grosseiros e rectifiquei os temperos;
  10.  Recomendo fazer o preparado e deixá-lo dentro da panela durante algum tempo, já com o fogão desligado, para que os cogumelos absorvam o sabor do molho. 

14 comentários:

  1. Gosto muito de cogumelos e com frango então nem se fala, mas não arrisco a come-los apanhados da mata ou do quintal (tenho tantos por aqui).
    Prefiro comprar no supermercado.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosário,

      Cá pelas minhas bandas, não tenho mesmo hipótese. Não temos cogumelos, pelo menos comestíveis, por isso limito-me a colhe-los na mina frutaria de eleição na zona dos frescos ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. deliciaaaaaaaaaa.faça um cardapio diferente para o natal.
    espero beijocas,fique bem obrigada pelo carinho sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana,

      Ainda não pensei no cardapio para o Natal, nesse aspecto raramente inovo.

      Beijinho grande e um abraço amigo

      Eliminar
  3. Gosto muito de frango com cogumelos e achei a tua sugestão uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá minha amiga, bela sugestão, ficou lindo o teu prato.

    Bjsssssss e parabéns pelas receitas cada vez mais deliciosas.

    ResponderEliminar
  5. Panela yo adore su blog de recetas!! y ahora ese franjo se ve muy rico
    saludos de Chile

    ResponderEliminar
  6. A pimenta da jamaica dá sempre um sabor muito agradável! Gostei muito da sugestão... e mais ainda das palavras que me deixaste no meu blog!

    Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recorro muito à pimenta da jamaica tanto para carne como para alguns peixes.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Impossível não gostar de um frango assim com um aspecto tão delicioso como esse, Marlene, ficou um apetite ! :-)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar