Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Estufado de Legumes com Ovo Escalfado

Hoje de manhã ao abrir os olhos a luz vinda da janela pareceu-me muito fraca e difusa. Ao espreitar pela janela comprovava-se, parecia mesmo um dia de Outono a pender para o Inverno. Por isso passei o dia com aquela sensação de precisar de algo quentinho, bom e aconchegante. E como a chegada do frio pede comidas de tacho, partilho com vocês aquele que foi o meu jantar. Simples, rápido e reconfortante. 



Ingredientes: 

1/2 embalagem de grão de bico (usei já cozido);
1 tomate;
1 cenoura;
Folhas de Agrião;
1 ovo por pessoa;
1/2 cebola;
2 dentes de alho;
Sal;
1/2 colher das de sopa de massa malagueta;
3 bagas de pimenta da jamaica;
2 colheres das de sopa de azeite;
1 folha de louro.


Preparação:
  1. Num tacho colocar o azeite deixar aquecer, adicionar a cebola picada e os alhos também eles picados;
  2. Deixar refogar até a cebola começar a ficar transparente;
  3. Adicionar o tomate picado ao qual se rejeitou as pevides e a pele;
  4. Deixar cozinha até este estar despeito;
  5. Entretanto acrescentar o louro, a jamaica e o massa malagueta; 
  6. De seguida colocar o grão de bico e deixar cozer mais um pouco mais no sumo que foi libertado pelo tomate;
  7. Adicionar a cenoura cortada em rodelas e deixar cozer;
  8. Temperar com sal e ir acrescentando água mas não em demasia; 
  9. Quando estiver quase cozido colocar as folhas de agrião e deixar cozer;
  10. Num tacho à parte aquecer água e escalfar os ovos, um por pessoa, ou mais consoante os gostos e os apetites;
  11. Por fim, servir o ovo em cima do estufado, deixei o meu ovo com a gema mole pois gosto de o abrir e desta se espalhar por cima do estufado, tal como gosto de fazer com a açorda que fica para outro dia ;) 

2 comentários:

  1. Como muita vez ovos escalfados...coloco-os em refeições invulgares, mas curiosamente nunca me atrevi a fazer um estufadinho com grão, ingrediente que tanto gosto!
    Já anotei esta receita... :)

    Se me permite, já reservei o meu lugar e vou continuar a deliciar-me no seu blog! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço o facto de ter reservado um lugar no meu blog, é muito bem vinda.

    Para quem gosta de grão e de ovos escalfados é de experimentar, trata-se de facto de uma comida que nos reconforta o estômago.

    Beijinhos

    ResponderEliminar