Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Frango Assado com Ervas Aromáticas



Frango e o desejo de algo novo. Já antes de tirar o frango da arca congeladora havia o desejo de o cozinhar de forma diferente das tradicionais. Tradicionais para mim, entenda-se. Por isso, os pensamentos começaram a surgir qual associação de ideias com um toque freudiano, mas ligado ao tema culinária. Que isto quando se fala do Freud, a maior parte das pessoas leva para terrenos… hum!!! Digamos que, alternativos!... E coitado do senhor, apesar do seu grande contributo em áreas que até então eram tabu e alternativas, teve, na minha opinião, uma importância muita mais vasta, que não se esgota nestes meandros.

Mas, como estava a escrever, a minha associação de ideias, relativa à culinária.  

A primeira ideia foi limão… Sim, limão pareceu-me bem! Mas só limão?!... Não! Foi então que o meu pensamento percorreu os baús da memória e achou, no meio de muitas recordações, parte de uma frase, Frango com ervas aromáticas.

Esta frase estava presa a uma memória de um almoço para o qual tinha sido convidada para celebrar o aniversário da minha amiga T. Ao trazer a travessa para a mesa esta disse: Frango com ervas aromáticas, espero que gostem. Lembro-me do seu sorriso sincero e bondoso. E lembro-me ainda de pensar no tempo que esta despendeu na cozinha a preparar aquele prato para connosco festejar uma data tão especial.

E foi ai, precisamente a esse momento que o meu cérebro foi buscar o resto da inspiração que me faltava para completar a minha vontade para algo novo.

Assim, em homenagem os desejos de novidade e também à minha amiga T. deixo-vos esta receita.

    
Ingredientes:

1 frango;
1 limão;
Sal;
Mistura de 3 pimentas;
Chili em pó;
1 colher de sopa de tomilho;
1 colher de chá de estragão;
1 colher de chá de coentros;
1 colher de sopa de salsa;
3 colheres de sopa de azeite.


Preparação:

  1. Cortar o frango ao meio para que este fique no formato de uma borboleta;
  2. Colocar 2 colheres de sopa de azeite num tabuleiro de ir ao forno;
  3. Temperar o frango com sal, as pimentas e o chili;
  4. Numa tigela misturar as ervas e o sumo de limão;
  5. Barrar com este preparado o frango;
  6. Colocar o frango no tabuleiro e regá-lo com o restante azeite.

Sem comentários:

Enviar um comentário