Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ovos em Tacinhas e Um Jantar Reconfortante




Para o jantar apetecia algo rápido, simples e ao mesmo tempo reconfortante e foi ai que me lembrei dos ovos em tacinhas.

Estes ovos são com alguma frequência o jantar de domingo à noite. Depois de um dia, normalmente preguiçoso, em que já se vislumbra a segunda-feira à porta apetece-me com frequência algo rápido, quente e reconfortante. E é ai que entram os ovos em tacinhas cuja inspiração partiu de um dos programas de culinária da Nigella Lawson, mas que também já vi feitos de outra maneira em alguns blogs. Esta é então a minha versão, apesar de variar muitas vezes consoante o meu apetite e com base no que tenho em casa.


Ingredientes (para 1 pessoa):

1 ovo;
1 colher de sopa de leite;
Sal a gosto;
Pimenta do reino a gosto;
2 fatias de fiambre;
1 colher de sopa de queijo da ilha ralado;
Fios de açaflor;


Preparação:

  1. Ligar o forno a 180 graus C.º;
  2. Aquecer água na chaleira;
  3. Colocar o ovo numa tacinha pequena que possa ir ao forno;
  4. Temperar com sal e pimenta do reino a gosto;
  5. Colocar o leite, o fiambre cortado aos pedaços e o queijo;
  6. Por fim, polvilhar com fios de açaflor;
  7. Num tabuleiro que possa ir ao forno a tacinha e de seguida colocar dentro do tabuleiro a água previamente aquecida na chaleira, a agua deve ficar a metade da taça que contém o ovo;
  8. Levar ao forno e deixar cozer durante 15 minutos ou até o ovo ter a consistência desejada.     

Sem comentários:

Enviar um comentário