Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Carne Estufada com Especiarias

Hoje deixo uma receita de carne estufada com especiarias, com o cheiro característico da minha infância. Isto acontece por que a minha mãe sempre cozinhou esta e mais recitas fazendo recurso às especiarias que lhe dão um toque especial.

Antes de conhecermos outras realidades pensamos, aliás nem pensamos, damos como adquirido que para o resto do mundo só existe a nossa realidade que é banal, comum e normativa. Pois supostamente não há realidade diferente.

Este devaneio deve-se a esta receita, envolvida com o cheiro e sabor das especiarias, que para mim era A REALIDADE, até que descobri que esta era a minha realidade e talvez a de mais algumas pessoas, mas não a de todas.
Isto aconteceu quando comi outras carnes estufadas e, apesar de muito boas, senti que faltava algo, ou seja as especiarias que lhe dão um toque especial e característico e me reportam à minha infância e no fundo a toda a minha existência.


Ingredientes:

800 gr de carne de vaca açoriana;
4 dentes de alho;
1 1/2 de vinho branco;
1 colher de chá de massa malagueta;
4 bagas de pimenta da Jamaica;
1 cravinho;
1 Canela em acha  (ou para quem não conhece esta nomenclatura um pau de canela);
1/2 noz moscada;
1 folha de louro;
1 colher de sopa de tomate concentrado;
Sal;
3 colheres de azeite. 

Preparação:

  1. Cortar a carne em cubos e temperar com sal, reserve;
  2. Levar o azeite a aquecer numa panela de fundo grosso (usei a minha panela de ferro);
  3. Adicionar a carne e deixar fritar ligeiramente;
  4. Acrescentar os alhos esmagados e as especiarias;
  5. Quando a água que se forma desaparecer adicionar o vinho, o concentrado de tomate e a massa malagueta;
  6. Deixar estufar em lume brando cerca de 1 hora;
  7. Rectificar o tempero e se necessário acrescentar água.
     





Sem comentários:

Enviar um comentário