Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O meu Bolo de Aniversário



Este ano decidi fugir à tradição. Isto é, normalmente nos aniversários sou eu que confecciono os manjares todos, incluindo o bolo, para o aniversário da minha mãe e no meu, ela faz o mesmo.
No entanto, para este aniversário, já tinha decidido há muito que bolo queria. Numa das minhas muitas incursões pelos livros e revistas de culinária, que na maioria das vezes não tem como objectivo encontrar algo especifico, mas sim entreter-me viu-o, no livro da Joana Roque - Feito em Casa (pag.233 Bolo de Chocolate com Doce de Leite e Cobertura de Chocolate Branco),e ao olhar para a fotografia rendi-me. Por isso, deitei mãos à obra e fiz esta maravilha da qual fiquei muito orgulhosa.   
Escusado será dizer que a fotografia não é enganadora, esta delicia é de facto tudo o que promete. É uma verdadeira tentação para os amantes de chocolate, quer branco, quer de leite e também não deixa deflardados os apreciadores de doce de leite e a combinação é magnifica. E para já tive algumas solicitações para próximos aniversários.





Ingredientes:

  • 6 ovos;
  • 250 g de manteiga;
  • 200 g de chocolate negro;
  • 4 colheres de farinha sem fermento;
  • 1 colher de chá de fermento royal;
  • 1 lata de doce de leite cozido (doce de leite);
  • 200 g de chocolate brando;
  • 200ml de natas;
  • 200 g de bolinhas de chocolate (usei maltisers).
Modo de Preparação:

Derreti o chocolate negro com a manteiga no microondas, depois de derretido misturei tudo de forma a ficar um creme uniforme. De seguida bati as claras em castelo e num outro recipiente bati as gemas com o açúcar, juntei o creme de chocolate com a manteiga. Adicionei a farinha,  o fermento e por fim as claras em castelo.

Levei ao forno num forma redonda sem buraco, untada com manteiga, cerca de 40 minutos e até o bolo estar cozido. 

Depois de estar totalmente frio desenformei e cortei-o ao meio e recheei com o doce de leite por fim coloquei a outra parte por cima.

Derreti o chocolate branco com as natas, em banho-maria, deixei arrefecer ligeiramente e cobri a parte de cima do bolo com este creme, por fim coloquei as bolinhas de chocolate na superfície do bolo.  

Depois das velas apagadas foi só desfrutar desta maravilha. 


2 comentários:

  1. Eu nem sei o que dizer...este bolo deve ser qualquer coisa de muito bom! O doce de leite, é leite condensado, certo? Adoro a mistura dos dois chocolates... :)
    E como não bastasse ser agradável ao paladar, a vista fica logo saciada!!

    ResponderEliminar
  2. É sim senhora, o doce de leite pode perfeitamente ser substituido por leite condensado cozido. Aliás foi o que fiz e udei uma lata de leite condensado já cozido.

    O que posso dizer é que a fotografia não é enganadora, este bolo é de facto tudo o que promete. Uma perdição para os amantes de chocolate de leite e branco e para os aficionados de leite condensado cozido, como eu. Todos os que o provaram ficaram rendidos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar